domingo, 15 de maio de 2011

Menopausa: como o Pilates pode ajudar

Texto: Carolyne Anthony
   O início da menopausa, no entanto, traz diversas mudanças para a vida das mulheres. É interessante olhar para alguns dos sintomas da menopausa e como o exercício pode ajudar a aliviar alguns deles. É ainda mais interessante olhar para as formas em que o Pilates pode ajudar muitos desses sintomas.

  Então o que é menopausa? Um circo na melhor das hipóteses.

    Pré menopausa descreve o momento em que o ciclo menstrual de uma mulher começa a parar, a menopausa é alcançada quando não tenha havido um ciclo de 12 meses consecutivos. É um momento de turbulência no corpo. Hormônios estão desenfreados, seu corpo está mudando e a vida parece estranha.

    Soa como a adolescência, não é? Se você já está ensinando a este grupo, você sabe que elas são algumas das pessoas mais engraçadas e animadas ao seu redor. Senso de humor é uma exigência durante este tempo!

   Pilates é uma experiência do corpo e mente, como a menopausa é, e podemos usar a filosofia do Pilates para ajudar as mulheres. A menopausa pode ser um momento verdadeiramente surpreendente se forem dadas as ferramentas necessárias para lidar com suas dificuldades e tribulações. Pilates é um maravilhoso auxílio na realização destes objetivos. Manter uma atitude positiva e senso de humor também é importante. Sentindo-se bem consigo mesma e seu corpo é essencial.

Menopausa da mente
    As mulheres tendem a apresentar distúrbios, mudanças de humor, irritabilidade, depressão e sono, entre vários outros sintomas, durante a menopausa. Exercícios de intensidade moderada são conhecidos por ajudar a controlar esses sintomas, e exercícios simples, como respiração e alongamento, também são benéficos para aliviar o stress.
    A respiração abdominal profunda, não só acalma e focaliza a mente, ajuda a tonificar e fortalecer os músculos abdominais. Às vezes o cansaço pode ser um problema para este grupo, em caso afirmativo, uma sessão de respiração e alongamento, junto com alguns exercícios simples, podem ajudar a acalmar e relaxar o suficiente para ajudar a promover um sono melhor.
Este tipo de exercício pode ser feito algumas horas antes de dormir, pois não vai aumentar o metabolismo e estimular o sistema nervoso central, como no exercício mais intenso.

Menopausa do Corpo
     O colágeno é a principal proteína do tecido conjuntivo e também é responsável pela força e elasticidade da pele. Conforme a idade, a capacidade de reconstruir o colágeno diminui, o que leva a rugas e flacidez da pele, bem como a diminuição do tônus muscular. Foi provado que o exercício tem a capacidade de estimular a regeneração do colágeno nos músculos e ossos, um duplo benefício para as mulheres na menopausa, com o início da osteoporose.
    Juntamente com o músculo e perda de tonicidade da pele surge o ganho de peso, que normalmente aparece por volta do meio do processo, com uma perda simultânea de gordura ao redor dos quadris e coxas.
     Isso é causado por flutuações hormonais e da desaceleração do metabolismo.
    Há muitas maneiras de tratar essas alterações hormonais e diminuição do metabolismo. Exercício, novamente, é um deles.
    Temos de olhar atentamente para o tipo de exercício que estas mulheres precisam. Se o ganho de peso é um problema, tem que haver um esforço concentrado para reduzir o número de calorias consumidas e aumentar a atividade cardiovascular. Não há maneira de contornar esta fórmula. Nenhuma quantidade de trabalho abdominal vai realmente mudar o peso nesta área sem a ajuda da atividade cardio e uma diminuição da entrada calórica.
   Enquanto a maioria de nós estamos criando um ambiente livre de stress, com exercícios suaves e alongamento, a verdade é que estas mulheres precisam de trabalho árduo. Aumentando o ritmo cardíaco e mantendo-o por pelo menos 20 minutos, teremos a liberação de endorfinas na corrente sanguínea, hormônios que trazem uma sensação prazerosa. Isto também irá turbinar o metabolismo e mantê-lo ligado por um tempo após o final do exercício. Precisamos ajudá-las a se moverem mais, usando mais resistência e se divertindo muito mais.

Menopausa do Espírito
    A menopausa pode ser sentido como um momento de perda para muitas mulheres. Elas estão lidando com a perda da juventude, a vitalidade, a capacidade de ter filhos, a "síndrome do ninho vazio". Elas têm que lidar com mudança do corpo, uma mente e humores confusos. Isto é muito para segurar. O exercício vai servir para fazer essas mulheres se sentirem melhor, e assim elas são mais capazes de lidar com a loucura da menopausa. Este é também um momento de auto-reflexão, um ressurgimento delas mesmas.
    A maioria destas mulheres relatam uma abertura da mente e um desejo insaciável de aprender coisas novas. Essas mulheres são fortes e confiantes e estão dispostos a fazer o que for preciso para alcançar o equilíbrio em suas vidas. O Pilates parece ser adequado para essa população muito especial.

Pilates para surfistas

Fonte: Revista Pilates - Janeiro 2011 -http://revistapilates.com.br



   Os desvios na coluna acarretam muitas dores e limitações. As alterações no alinhamento da coluna são consideradas posturas viciosas e aparecem junto a movimentos cotidianos como sentar, deitar, agachar…
   A maior parte dos desvios ocorre na região lombar, a base da coluna onde há maior mobilidade e suporte de maior peso. A reeducação postural, associada à atividade física regular, torna-se importante para a prevenção e correção dessas alterações.
   Uma boa postura é fundamental para o desempenho das funções diárias e na prática de esportes, além de prevenir problemas músculo-esqueléticos.
    Dores na região lombar são uma das queixas mais comuns entre os surfistas. De cada 100 surfistas, 30 sofrem de dores na coluna cervical e lombar. As principais causas apontadas são a posição durante a remada (onde o praticante deve manter-se por muito tempo em uma posição que contrai e força a região lombar), manobras explosivas com repetidas rotações e compressão da coluna e o “joelinho”.
    A maneira mais indicada de se prevenir destes desvios na coluna é a prática de atividades físicas, com exercícios que fortalecem as musculaturas abdominais, espinhais, glúteos e pélvicos trocanterianos. Assim, é possível evitar encurtamentos musculares e lesões, melhorando o rendimento esportivo.
    Por isso, encontramos um número cada vez maior de surfistas que recorrem ao Pilates para tratar as dores nas costas e se beneficiar das outras vantagens que o método pode oferecer – trabalho com equilíbrio e flexibilidade, fortalecimento de coluna, braços e pernas, elementos essenciais para a boa prática do surf.
    Foi justamente essa queixa que levou o estudante e surfista Rodrigo Bertrand, a procurar o Pilates. “Já fiz RPG e fisioterapia, mas não consegui me livrar das dores nas costas. Ouvi falar sobre os benefícios específicos do Pilates para os surfistas e decidi testar o método. Em dois meses de aula, não sinto mais dores nas costas”, relata Rodrigo, que notou também melhora na flexibilidade e na resistência dentro da água.
     “Além de melhorar consideravelmente o meu equilíbrio, o Pilates me proporcionou mais flexibilidade e força muscular. Sem contar que estou mais calmo e consciente em cima da prancha”, completa o estudante Rodrigo Bertrand que surfa há 11 anos e há mais de 2 anos se dedica ao Pilates.
     O surfista Clodoaldo Veiga, o Dodô, de 17 anos, também observou mudanças positivas e num período curto de treinamento. O atleta sentia muitas dores nos joelhos e na bacia, além de ter câimbras constantes. “Estou surfando melhor e com mais flexibilidade na onda. Tenho trabalhado bastante as pernas, até pelo fato de muitas vezes ter que entrar em várias baterias em um único dia” diz o surfista.
    Em todos os esportes com prancha, em geral, o Pilates pode trazer muitos benefícios, dentre eles, o aumento da coordenação neuromuscular, que é um trabalho mais funcional e específico para o movimento deste tipo de esporte.
    No Kite-Surf, o Wakeboard e até mesmo o Skate, o Pilates trabalha a tonificação muscular e melhora a concentração isométrica no momento em que está em pé na prancha e na execução das manobras. Assim, as articulações serão capazes de suportar uma carga maior bem como a coluna cervical e a lombar.

domingo, 1 de maio de 2011

Fazendo do Movimento uma Forma de Viver Melhor ....















Aniversariantes do mês de Maio

01. Luiz Carlos Leleko
02. Bruna Cagnani Bonora
03. Lilian Prado
05. Lorival Martins
06. Maria de Lourdes Carvalho
08. Júlia Lauand
11. Maria Goreti Cintra
14. Marta Megale
15. Rita de Cássia Perez
17. Jorge Lauand
16. Ana Cláudia Amarante
21. Gabriel Buchi
20. Isis Rosa Teles
20.Jurema Granato
22. Rita Forti Gomes
24. Maria Auxiliadora do Lago
28.Kátia Cagnani

Felicidades pra todos!!!!!!!!!!!!!!

Os sorteados do mês de maio são :
Jorge Lauand
Isis Rosa Teles
Rita Forti Gomes
LIGUE E AGENDE SUA MASSAGEM RELAXANTE.