sábado, 27 de agosto de 2011

ARTROSE E PILATES


     

       A Artrose também denominada de Osteoartrose, Osteoartrite ou Doença Articular Degenerativa é uma enfermidade crônica que tem como característica a degeneração progressiva da cartilagem articular, podendo ter como causas o desgaste das articulações, envelhecimento, abuso nos movimentos repetitivos e de impacto nas articulações, como também carregar muito peso.

        A artrose pode ser encontrada em qualquer articulação do organismo, sendo comumente observado nos dedos das mãos, quadril, joelhos, coluna cervical e lombar.

        Esta degeneração provoca dores, diminuição da mobilidade articular e até mesmo deformações nas articulações.  A intensidade da dor pode chegar a interferir no dia-a-dia das pessoas, ao diminuir a amplitude de seus movimentos e dificultando atividades comuns como andar, ficar em pé, sentar, subir e descer escadas, colocar meias, amarrar o cordão do sapato.

        Uma forma de aliviar os sintomas é praticar atividade física, mas deve-se escolher uma que seja mais apropriada.

        O Método Pilates ajuda nitidamente na manutenção e diminuição dos sintomas daqueles que sofrem de artrose.

       Por meio dos exercícios de Pilates é possível melhorar o padrão postural e a consciência corporal pelo constante estímulo da estrutura músculo-esquelética, na forma geral e específica, desencadeando a lubrificação e o fortalecimento das articulações.

        A melhora na mobilidade da coluna vertebral e na função das musculaturas estabilizadoras, principalmente as posturais, e o aumento da flexibilidade de grande parte dos grupamentos musculares envolvidos em movimentos de maior amplitude, permitem amortecer a sobrecarga corporal sobre as articulações.

        Reflexos benéficos diretos também poderão ser observados em termos de melhora no humor e no nível de disposição para a realização das atividades da vida diária (AVDs).

       São mais de mil tipos de exercícios precisos e simétricos, executados em aparelhos diferenciados ou no solo (MAT Pilates).

        Lembre-se! Em caso de extrema dor deve-se evitar a prática de qualquer tipo de exercícios físicos, inclusive Pilates, sendo importante ficar em repouso absoluto até que as inflamações e as dores sejam minimizadas.

     

                                                                 JAQUELINE GUIMARÃES GOMES MARINONI

Fisioterapeuta formada pela PUC/MG - Pontifícia Universidade Católica Minas Gerais, com certificação do curso de Pilates pela "Metacorpus Studio de Pilates", Pós-graduada em Fisioterapia nas Afecções da Coluna Vertebral pela - FCMSCSP - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.





Espaço Daniela Franco















quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Aniversariantes do mês de Agosto

01- Renata
05- Marta Perez
20- Ivani Franco
27- Renata Reis
27- Júlia Junqueira
31- Vera Junqueira

Parabéns pra todos, felicidades
A sorteada do mês foi Ivani Franco, ligue e agende sua massagem relaxante......................