quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Auxílio no tratamento da fibromialgia

              A fibromialgia é uma síndrome que se caracteriza por um somatório de sintomas como dor difusa e generalizada, fadiga, distúrbio do sono, rigidez muscular, dores de cabeça e parestesia dentre outros, desencadeada por diferentes fatores como anormalidades hormonais, traumas emocionais e físicos, inatividade somada à má postura e estresse intenso.
             A queixa principal do paciente de fibromialgia é uma dor difusa, muitas vezes generalizada, nos músculos, tendões, fáscias e ossos por mais de três meses, com pontos extremamente sensíveis ao toque durante ao exame clínico, denominados de "tender points". Geralmente essas dores estão associadas à dificuldade de concentração, sensação de inchaço, irritação de bexiga e ansiedade, sendo mais comuns em mulheres, entre 20 e 50 anos de idade, do que em homens.
            Pesquisas recentes demonstram a necessidade de um programa multidisciplinar que inclui o incentivo por parte de profissionais e familiares  à pessoa afetada por fibromialgia, para que desenvolva uma atitude positiva frente ao problema. Técnicas que desenvolvam relaxamento e concentração ajudam, sobremaneira, na melhoria do quadro, quando associadas a programas de atividade física regular que visam ao fortalecimento e alongamento muscular e otimização da capacidade cardio-respiratória.
          O método Pilates oferece uma gama de exercícios diferenciados, adaptáveis às necessidades de cada aluno, propicionando a melhoria de sua capacidade funcional. Isso é obtido através de exercícios que proporcionam alongamento e fortalecimento muscular, ao mesmo tempo em que trabalham a respiração, concentração e capacidade propioceptiva do praticante, fazendo com que ele conheça  a si próprio pela conscientização corporal e consiga vencer seus limites. Assim, é possível explorar esse método global de trabalho, como um auxiliar de grande valor no tratamento de pacientes com fibromialgia.

 Ana Teresa Péret
Profissional de Educação Física
Otávio Pantuzzo
Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário