domingo, 6 de março de 2011

Os Benefícios do Pilates para os Esportistas

         Nascemos com uma capacidade de inteligência corporal de altíssimo nível. Esta inteligência quando estimulada desde cedo, nos torna muito eficientes para o movimento, o que é fundamental para um bom rendimento nas pequenas atividades do dia-a-dia, e as atividades mais intensas e exigentes como os esportes, a dança e o circo. 
        A técnica do Pilates desperta e refina essa inteligência. Hoje, diversos atletas de diferentes modalidades procuram o Pilates. Corredores, tri-atletas, ciclistas, ginastas, jogadores de vôlei, surfistas, nadadores e tenistas estão entre os praticantes do método. Com a prática de Pilates aprendem a dosar a energia, distribuir forças e utilizar, de forma inteligente, a gravidade a seu favor, aproveitando a eficiência do seu sistema de fáscias, ganhando em rendimento, saúde e melhores resultados. Os esportistas que incluem na sua rotina de treinamento e preparação corporal o Pilates observam ganhos significativos nos resultados. O atleta que pratica Pilates aprende a coordenar a respiração, concentração, a precisão, o alinhamento, o controle de centro, a coordenação ou fluência do movimento, e ainda, o ritmo. Esses elementos contribuem para o desenvolvimento muscular equilibrado e o movimento do corpo como um todo, fundamentais para um esportista. Atletas profissionais e amadores confirmam que o Pilates contribuiu muito para a melhoria do seu desempenho.
        Dois bons exemplos são os praticantes de Pilates e tri-atletas Vinícius Lago primeiro colocado no Iron Man pela Bahia, e o neozelandês Hamish Carter, que afirma que o Pilates é o seu segredo de sucesso e sua garantia da manutenção do primeiro lugar no pódio. Com uma respiração adequada, distribuindo-a nos três planos disponíveis na região torácica, é possível aumentar a potência respiratória e, conseqüentemente, melhorar o rendimento. A concentração e a precisão, priorizadas durante toda a pratica, são indispensáveis em qualquer modalidade esportiva, seja ela competitiva ou não. A precisão será o grande diferencial para qualquer atleta, dela resulta a eficiência, ou seja, o mínimo de dispêndio energético possível e necessário para atingir o máximo de resultados.
         Além disso, o alinhamento do sistema músculo esquelético e do sistema energético, e a distribuição das forças pelas diversas articulações, proporcionados pelo Pilates, são imprescindíveis para a garantia da segurança biomecânica, da saúde e da longevidade do esportista.  O Pilates, quando bem aplicado, traz muitos benefícios aos atletas. O método é indicado ainda para o tratamento de lesões, muito freqüentes nos que utilizam o corpo de forma mais intensa como os atletas. Vale ressaltar que é preciso buscar orientação com profissionais bem treinados, cujas formações abordem benefícios, indicações e contra-indicações para as diversas populações, além de progressões e regressões para cada exercício. 

Physio Pilates 

Nenhum comentário:

Postar um comentário