sábado, 7 de julho de 2012

Como ajudar, através da Respiração do Pilates, um paciente com Enfisema Pulmonar


Foto: i46.photobucket.com
Por Marília Zara Chiarelli
Educadora Física
Instrutora Certificada Internacionalmente pela STOTT PILATES

Enfisema faz parte de um grupo de doenças pulmonares denominado: "Doença Pulmonar Crônica Obstrutiva" (DPOC), que interfere com a respiração normal.

O Enfisema Pulmonar é uma doença degenerativa, que geralmente se desenvolve depois de muitos anos de agressão aos tecidos dos pulmões devido as toxinas presentes no ar e especialmente presentes no cigarro. Essas toxinas destroem os alvéolos que sofrem alterações na respiração, dificultando as trocas gasosas (alvéolos: se localizam na base dos pulmões, onde acontece melhor troca gasosa durante a respiração). E é justamente aí que o problema respiratório se instala, gerando uma complicação no processo natural de transformar o oxigênio inalado presente no ar em gás carbônico dentro do organismo.

Como resultado dessa agressão, os pulmões perdem sua elasticidade e exalar fica difícil. À medida que os danos progridem, o esforço de trocas gasosas para respirar aumenta.

Sabemos que a atividade física, predominantemente aeróbia, tem um grande impacto na vida desses pacientes com problemas respiratórios, melhorando a função cardiovascular, o sistema ventilatório, auxiliando no aumento da resistência e força muscular, e entre outros benefícios. O Pilates, sem dúvida nenhuma, é mencionado como excelente atividade na melhora diária desses pacientes.

"Como o Pilates pode influenciar na melhora desses clientes?"

"Quais os benefícios de um bom padrão de respiração para esses clientes?"

A Respiração, o primeiro princípio básico, enfatiza um bom padrão ao inspirar e expirar, utilizando a ativação de músculos profundos e estabilizadores do centro de nosso corpo, região lombo pélvica. Esse padrão de respiração encoraja a utilização dos lóbulos inferiores dos pulmões durante uma expansão látero posterior da caixa torácica, em especial onde a eficiência das trocas gasosas será maior, como já citado acima.

Com isso, os exercícios de espirometria, especialmente o Espirômetro de Incentivo TRI BALL, influenciam diretamente no auxílio ao cliente com enfisema, minimizando os sintomas de falta de ar ou até recuperando totalmente a respiração normal.

Os instrutores de Pilates devem conscientizar os clientes com DPOC que um bom padrão de respiração se tornará ponto primordial em suas aulas. Explicar aos mesmos a melhor forma de encorajar o padrão de respiração tridimensional, justificar o porquê respirar desta forma e pontuar todos os benefícios a ele.

Sugestões de alguns exercícios do Método aos instrutores:

Respiração deitado em decúbito dorsal para entender para onde a respiração tem que ser direcionada;
Respiração sentada com ou sem articulação de coluna para frente;
Utilização do acessório Flexband para um feedback tátil com elástico com a caixa torácica;
Exercícios de respiração com o Arc Barrel, em decúbito dorsal, ventral ou lateral (apoio da caixa torácica no equipamento);

Se o praticante for idoso, levar em consideração de como será transmitidas as informações desse princípio.

"Um padrão de respiração relaxado e profundo encoraja o foco e a concetração" (Fonte: SITE OFICIAL - STOTT PILATES).

Nenhum comentário:

Postar um comentário