quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Avaliação Postural

       Avaliação Postural é um método utilizado para avaliar os desvios do corpo. Com base nos resultados é possível realizar o tratamento adequado para alcançar a postura correta. Dentre os tratamentos estão algumas técnicas utilizadas, como o RPG  e o Método Pilates.
         Um corpo desalinhado pode trazer incômodos e dores para o indivíduo. Para tratar estes desvios a atuação do fisioterapeuta e uma boa participação do indivíduo a ser tratado são fundamentais.
         As alterações posturais são desvios que podem afetar qualquer estrutura osséa do corpo e frequentemente atingem a coluna. As principais alterações posturais são:escoliose


hiperlordose

hipercifose

       
Essas alterações ocorrem por falta de fortalecimento dos músculos da coluna, devido a uma malformação genética, traumatismo ou simplesmente má postura no dia a dia. Essas alterações  podem causar dor e falta de amplitude de movimento das articulações. E, como já foi citado, uma das formas de tratar as alterações posturais é a RPG, utilizada para melhorar a postura e outros sintomas relacionados a má postura.

      
A dor nas costas, para a maioria das pessoas,  é causada por má postura, maus hábitos ao dormir, tensão e contração muscular, ruptura e traumatismo leves, embora a falta de flexibilidade ou tônus muscular deficiente também sejam causas importantes de lombalgia, pois impedem a sustentação adequada do peso corporal.
            O sintoma de dor nas costas pode limitar os movimentos permanente ou temporariamente, variando de acordo com a intensidade da dor, por isso é importante procurar um fisioterapeuta assim que a dor nas costas aparecerem.
          A dor nas costas pode surgir por vários motivos, mas seguindo algumas dicas é possível evitá-las:
* manter ou aumentar a flexibilidade dos músculos da costas, e de todo o corpo;
* melhorar a postura;
* fazer exercícios como andar de bicicleta, caminhadas, Pilates ou qualquer atividade que você goste;
* no trabalho tenha cuidado para não forçar a coluna e nem ficar numa má postura;
* dormir com travesseiro adequado;
* não carregar muito peso;
* evitar o stress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário