domingo, 21 de novembro de 2010

O aprendizado motor e as habilidades do dia - a - dia

         O aprendizado motor é definido como um conjunto de processos associados à prática ou experiência, que leva a mudanças relativas à capacidade de movimento.
         Pesquisas na área mostram que, que uma vez dominada uma atividade em um ambiente desafiador, é preciso retornar para um ambiente familiar para a prática cotidiana, até que um padrão eficiente  de movimento seja aprendido.
        O pilates treina padrões de movimento, em vez de isolar grupos musculares especificos. A técnica enfatiza a importância de poucas repetições, durante as quais a consciência está focada e assegura que padrões de movimento deficientes sejam corrigidos e conduzidos para uma habilidade específica.
        A prática é um aspecto importante do aprendizado motor. As condições  sob as quais ela se realiza tem grande influência sobre o aprendizado das habilidades. Usar dicas verbais, táteis e imagens apropriadas auxilia no processo de aprendizado, fazendo com que o praticante assimile e então transfira esses padrões de moviemnto do ambiente de prática para o de habilidades funcionais.
      Sabe-se que o feedback auxilia o praticante a corrigir erros na realização de movimentos, porém um feedback excessivo não necessariamente significa que o movimento está sendo absorvido ou aprendido.
       Por isso, é importante verificar o exercicío ou a resposta específica para avaliar se o aprendizado está ocorrendo. Isso reforça a importância de uma dica apropriada, de uma prática estruturada, utilizando os princípios de facilitação de movimento e de uso de feedback de maneira criteriosa, variando o contexto das práticas.
       Mais estudos são necessários para avaliar a proposta dos exercicíos de Pilates no aumento das habilidades funcionais, porém a prática nos mostra uma grande melhora da função fisiológica e do aprendizado para uma postura efetivamente funcional.
                   

                       Gissele Bicalho
                       Pollyana de Pádua      
        Fisioterapeutas  (Sattva Pilates)

Nenhum comentário:

Postar um comentário