A Artrose também denominada de Osteoartrose, Osteoartrite ou Doença Articular Degenerativa é uma enfermidade crônica que tem como característica a degeneração progressiva da cartilagem articular, podendo ter como causas o desgaste das articulações, envelhecimento, abuso nos movimentos repetitivos e de impacto nas articulações, como também carregar muito peso.
A artrose pode ser encontrada em qualquer articulação do organismo, sendo comumente observado nos dedos das mãos, quadril, joelhos, coluna cervical e lombar.
Esta degeneração provoca dores, diminuição da mobilidade articular e até mesmo deformações nas articulações. A intensidade da dor pode chegar a interferir no dia-a-dia das pessoas, ao diminuir a amplitude de seus movimentos e dificultando atividades comuns como andar, ficar em pé, sentar, subir e descer escadas, colocar meias, amarrar o cordão do sapato.
Uma forma de aliviar os sintomas é praticar atividade física, mas deve-se escolher uma que seja mais apropriada.
O Método Pilates ajuda nitidamente na manutenção e diminuição dos sintomas daqueles que sofrem de artrose.
Por meio dos exercícios de Pilates é possível melhorar o padrão postural e a consciência corporal pelo constante estímulo da estrutura músculo-esquelética, na forma geral e específica, desencadeando a lubrificação e o fortalecimento das articulações.
A melhora na mobilidade da coluna vertebral e na função das musculaturas estabilizadoras, principalmente as posturais, e o aumento da flexibilidade de grande parte dos grupamentos musculares envolvidos em movimentos de maior amplitude, permitem amortecer a sobrecarga corporal sobre as articulações.
Reflexos benéficos diretos também poderão ser observados em termos de melhora no humor e no nível de disposição para a realização das atividades da vida diária (AVDs).
São mais de mil tipos de exercícios precisos e simétricos, executados em aparelhos diferenciados ou no solo (MAT Pilates).
Lembre-se! Em caso de extrema dor deve-se evitar a prática de qualquer tipo de exercícios físicos, inclusive Pilates, sendo importante ficar em repouso absoluto até que as inflamações e as dores sejam minimizadas.
JAQUELINE GUIMARÃES GOMES MARINONI
Fisioterapeuta formada pela PUC/MG - Pontifícia Universidade Católica Minas Gerais, com certificação do curso de Pilates pela "Metacorpus Studio de Pilates", Pós-graduada em Fisioterapia nas Afecções da Coluna Vertebral pela - FCMSCSP - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário