sábado, 16 de junho de 2012

Pilates MODIFICADO para Osteoporose

A osteoporose é caracterizado pela perda de massa óssea e da diminuição da resistência mecânica dos ossos por diversas causas. Podemos citar os desequilíbrios hormonais (relacionado ao período da menopausa), o sedentarismo, o déficit na absorção de cálcio, como alguns dos fatores que predispõem a doença.

A osteoporose tem sido reconhecida como um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, devida à alta taxa de morbi-mortalidade relacionadas com fraturas, particularmente em mulheres idosas, sendo as regiões do corpo mais atingidas: quadris, os punhos e a porção anterior dos corpos vertebrais, os quais sofrem desgastes com simples inclinações repetidas do tronco para frente, gerando fraturas espontâneas.

A diminuição da massa óssea aumenta o risco de fraturas, mesmo nos casos em que não ocorra nenhum tipo de traumatismo ou acidente, a fragilidade óssea é tão expressiva que o próprio peso corporal ou um movimento mal realizado podem provocar fraturas.

Tendo em vista que a osteoporose pode ser comum em pessoas de terceira idade, e que nesta população os exercícios de impacto não são indicados e o grau de avanço da osteoporose é ainda maior, o Pilates surge como opção , por não apresentar quase nenhuma contra-indicação e ajuda a trabalhar equilíbrio , força muscular e a coordenação,  assim diminuindo o risco de sofrer fratruras.A prática do método proporciona um controle corporal preciso e o equilibrio muscular, com o fortalecimento da musculatura fraca e o alongamento dos músculos encurtados, além disso, ganho no controle, na força e na flexibilidades do corpo respeitando cada articulção.


O Pilates sendo realizado por um profissional capacitado, terá um efeito no tratamento contra os efeitos adversos provinientes da osteoporose de uma maneira saudável , combatendo sintomas dolorosos e previnindo o avanço da doença.



Ft.Daniela Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário