domingo, 30 de janeiro de 2011

Pilates X Escoliose

  



 O Método Pilates como recurso terapêutico para a escoliose traz grandes benefícios. Porém, deve -se respeitar a real causa e o grau dos desvios posturais para saber se há ou não indicação deste método para cada paciente.
   Escoliose é um desvio importante da coluna vertebral, caracterizada pela inclinação e rotação e extensão das vértebras. É uma alteração que pode se manifestar ainda na infância, na adolescência ou começar mesmo na idade adulta. As causas são variadas e evoluem em diversos graus de lateralização e rotação vertebral.
   O portador da escoliose pode apenas perceber alteração na sua postura, mas é muito comum referir dores localizadas ou acompanhadas de outros sintomas associadas como dormências, queimação, marcha alterada que podem evoluir. O mais importante a se saber, é que se trata de uma alteração postural progressiva, e por isso, o diagnóstico e o tratamento precoce são essenciais.
    O pilates oferece fortalecimento, alongamento e equilíbrio corporal, proporcionando maior alinhamento postural, reduzindo as tensões musculares e as compressões discais, proporcionando alivio aos pacientes com escoliose prevenindo o agravamento da doença.
  O ideal é fazer uma avaliação com ortopedista e fisioterapeuta  e exames adicionais de imagens. Com a supervisão de um fisioterapeuta certificado como instrutor de pilates, à prática de pilates se torna mais segura e mais benéfica para portadores de escoliose.

                                                                                          

Daniela Franco
Fisioterapeuta e Instrutora de pilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário