domingo, 16 de janeiro de 2011

Tratamento de Incontinência Urinária

         Incontinência urinária(IU) é uma patologia causada por vários fatores, entre eles, perda de força na musculatura do complexo lombo-pélvico que provoca a chamada incontinência urinária de esforço (IUE). Esse tipo acomete principalmente mulheres no período de climátério e cerca de 20% de mulheres em período fertil, afetando negativamente a qualidade de vida e sexualidade, tornando-se um problema social.
        Existem várias abordagens para restauração da continência urinária, como cirurgia e tratamento conservador, sendo que o tratamento é uma alternativa que pode ser também aliada aos procedimentos mais invasivos.
        Estudos recentes comprovam a eficácia dos exercícios da muscultarura do complexo lombo-pélvico ( um tipo de tratamento conservador) para reabilitação da IUE. O Departamento de Uroginicologia e Cirurgia Vaginal da Escola Paulista de Medicina realizou um estudo onde 27 mulheres com IUE foram submetidas a exercícios de fortalecimento muscular. O estudo urodinâmico, após o tratamento, mostrou que 48, 2% obtiveram cura total e apenas 7, 3% não obtiveram melhora.
       O método pilates, quando praticado regularmente, melhora a consciência corporal, além de promover a ação coordenada entre músculos abdominais e assoalho pélvico. Simultâneamente ocorre um aprendizado motor e cognitivo que modifica os mecanismos centrais e periféricos, fortalecendo e modificando o tônus muscular a médio e longo prazo. Durante os exercícios, o assoalho pélvico é solicitado o tempo todo, o que explica o rápido ganho da consciência e força dessa musculatura, tantas vezes ignorada.
      Muitos estudos ainda são necessários para embasar cientificamente essa técnica, mas sem dúvida a prática clínica tem mostrado melhora significativa dos sintomas em qualidade de vida daquelas pacientes que apresentam IUE.

Elisa Monteiro de Castro
Fisioterapeuta.

2 comentários:

  1. Poços de Caldas... Terra onde conheci no ano passado os ilustres Rubem Alves e Milton Hatoum. Poucos lugares me deixaram tantas marcas agradáveis. A praça, as termas, o mirante, as ruas, as pessoas...
    Bem, desculpe a falta de modos, mas é que hoje me deu muita saudade de Poços. Então decidi vir convidar as pessoas daí para que conheçam o meu blog.
    Parabéns por seu texto e trabalho, Daniela! Coincidentemente tam´bem sou Fisio.

    Abraço!

    Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita!
    Volte sempre que desejar. Procuro falar sempre sobre assuntos que fazem parte da nossa rotina.
    Um abraço

    ResponderExcluir