domingo, 30 de janeiro de 2011

Espaço Daniela Franco

Pilates X Escoliose

  



 O Método Pilates como recurso terapêutico para a escoliose traz grandes benefícios. Porém, deve -se respeitar a real causa e o grau dos desvios posturais para saber se há ou não indicação deste método para cada paciente.
   Escoliose é um desvio importante da coluna vertebral, caracterizada pela inclinação e rotação e extensão das vértebras. É uma alteração que pode se manifestar ainda na infância, na adolescência ou começar mesmo na idade adulta. As causas são variadas e evoluem em diversos graus de lateralização e rotação vertebral.
   O portador da escoliose pode apenas perceber alteração na sua postura, mas é muito comum referir dores localizadas ou acompanhadas de outros sintomas associadas como dormências, queimação, marcha alterada que podem evoluir. O mais importante a se saber, é que se trata de uma alteração postural progressiva, e por isso, o diagnóstico e o tratamento precoce são essenciais.
    O pilates oferece fortalecimento, alongamento e equilíbrio corporal, proporcionando maior alinhamento postural, reduzindo as tensões musculares e as compressões discais, proporcionando alivio aos pacientes com escoliose prevenindo o agravamento da doença.
  O ideal é fazer uma avaliação com ortopedista e fisioterapeuta  e exames adicionais de imagens. Com a supervisão de um fisioterapeuta certificado como instrutor de pilates, à prática de pilates se torna mais segura e mais benéfica para portadores de escoliose.

                                                                                          

Daniela Franco
Fisioterapeuta e Instrutora de pilates

Aniversariantes do mês de fevereiro

Aniversário é pura alegria é comemorar etapas vencidas é compartilhar a companhia de tantas pessoas queridas!!!!!!!!!!! Que Deus continue abençoando vocês!

Parabêns
  Lenati. R    05/02
 Andrade. MP 24/02  
Ferreira. R  15/02

A sorteada do mês foi Andrade. MP  ligue no espaço Daniela Franco  e marque sua massagem relaxante. PARABÊNS!!!!!!

Pilates para Gestantes

       Na maioria dos casos o pilates é uma excelente opção de atividade durante a gestação.
       Nos três primeiros meses, período que ocorre a formação fetal, existe uma grande liberação hormonal que influência todo corpo da mulher, com aumento da frequência cardíaca e alteração da flexibilidade e aumento dos seios e do ventre, que acabam por provocar dores ocasionadas pelo despreparo da musculatura.
      O Método Pilates ajuda a fortalecer a musculatura pélvica proporcionando uma melhor sustentação desta região; Promove o alinhamento da postura e diminuindo as dores lombares, desenvolvendo a musculatura do abdomem e melhorando a capacidade respiratória contribuindo para melhor oxigenação do organismo da mãe, beneficiando também o bebê.
      Os exercícios podem ainda diminuir riscos de perda osséa, melhora a circulação e auxilia no combate ao aparecimento de varizes, além de ajudar no controle de peso, promove a flexibilidade e relaxamento da futura mamãe.
      Os resultados vão aparecer na hora do parto, principalmente se for parto normal. No pós parto o pilates ajuda na recuperação do assoalho pélvico e na tonificação do abdomem, mas só devera ser iniciado após a liberação do médico.
      Existem alguns casos em que o pilates é contra-indicado: deslocamento prematuro de placenta, sangramento vaginal persistente, pré - eclâmpsia, doença cardíaca grave, hipertensão pela gravidez, retardo do crescimento intra - uterino e ausência de assistência pré- natal.
       Em outras situações as indicações podem ser relativas, ou seja, limitam mas não impedem à prática da atividade  como exemplos : diabetes, anemia, hipoglicemia, gestação múltipla, colo uterino dilatado, obesidade ou peso insuficiente.
   As contra - indicações dependem de casa caso. Portanto é recomendável consultar sempre o médico quanto a liberação da prática de exercícios.

Daniela Franco
Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates
                                        

domingo, 16 de janeiro de 2011

Tratamento de Incontinência Urinária

         Incontinência urinária(IU) é uma patologia causada por vários fatores, entre eles, perda de força na musculatura do complexo lombo-pélvico que provoca a chamada incontinência urinária de esforço (IUE). Esse tipo acomete principalmente mulheres no período de climátério e cerca de 20% de mulheres em período fertil, afetando negativamente a qualidade de vida e sexualidade, tornando-se um problema social.
        Existem várias abordagens para restauração da continência urinária, como cirurgia e tratamento conservador, sendo que o tratamento é uma alternativa que pode ser também aliada aos procedimentos mais invasivos.
        Estudos recentes comprovam a eficácia dos exercícios da muscultarura do complexo lombo-pélvico ( um tipo de tratamento conservador) para reabilitação da IUE. O Departamento de Uroginicologia e Cirurgia Vaginal da Escola Paulista de Medicina realizou um estudo onde 27 mulheres com IUE foram submetidas a exercícios de fortalecimento muscular. O estudo urodinâmico, após o tratamento, mostrou que 48, 2% obtiveram cura total e apenas 7, 3% não obtiveram melhora.
       O método pilates, quando praticado regularmente, melhora a consciência corporal, além de promover a ação coordenada entre músculos abdominais e assoalho pélvico. Simultâneamente ocorre um aprendizado motor e cognitivo que modifica os mecanismos centrais e periféricos, fortalecendo e modificando o tônus muscular a médio e longo prazo. Durante os exercícios, o assoalho pélvico é solicitado o tempo todo, o que explica o rápido ganho da consciência e força dessa musculatura, tantas vezes ignorada.
      Muitos estudos ainda são necessários para embasar cientificamente essa técnica, mas sem dúvida a prática clínica tem mostrado melhora significativa dos sintomas em qualidade de vida daquelas pacientes que apresentam IUE.

Elisa Monteiro de Castro
Fisioterapeuta.

sábado, 8 de janeiro de 2011

    A idéia do sorteio de uma sessão de massagem entre os alunos de pilates foi um sucesso!!!!
    Por que então não presentear 1 aniversariante por mês com uma massagem relaxante?
  

Aniversariantes do mês:

Fátima Ricci - 04
Maria Amália Junqueira - 16
Nívia - 16


Parabéns Meninas!!!!!!!!!!!
E a premiada do mês foi Fátima Ricci.

PREVENÇÃO DA DOR MUSCULAR TARDIA

        Todos os praticantes de atividade física e esportiva e, até mesmo indivíduos sedentários, já experimentaram alguma vez na vida episódios de dor muscular tardia entre (DMT) , principalmente após a execução de um padrão de movimento diferente daquele ao qual estão acostumados.
        A primeira descrição detalhada da DMT foi feita por Hough em 1902, sendo caracterizada pela sensação de desconforto e/ou dor na musculatura esquelética que ocorre algumas horas após a prática da atividade física. A dor se manifesta até aproximadamente 8 horas após o exercício, aumentando de intensidade nas primeiras 24 horas e alcançando o máximo de intensidade entre 24 e 72 horas. Após esse período há um declinío progressivo na dor de modo que 5 a  7 dias a  carga de exercício ele desaparece completamente.
       A prática dos exercícios de alongamento na prevenção de dor muscular tardia foi encorajada por antigos pesquisadores que pensavam que exercícios de alta intensidade causavam espasmos musculares. Acreditava -se que os espasmos musculares impediam o fluxo sanguíneo muscular, causando dor isquêmica e espasmos posteriores . Conforme Achour Junior (2004), os exercícios de alongamento restauraram o fluxo sanguíneo ao músculo, diminuindo assim a DMT.
       Exercícios de alongamento, realizados antes ou após a atividade , reduzem a produção de dor muscular tardia. Portanto, a prática de exercícios de pilates direcionada à reabilitação ou pós reabilitação, tem se mostrado eficiente na prevenção da DMT, já que o método utiliza de seus princípios básicos que promovem um posicionamento corporal correto e assim facilitam o alongamento muscular.

Leandro Valentini
Silvia Celani Salles                            
Fisioterapeutas